Prosseguir até um dia...

Prosseguir até um dia...
Vista de uma Janela da Vida.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Dinis aos Dois.


Estou a ver-te, pequenito, olhar arregalado,
Centrado na minha fisionomia de adulto,
Tentando perscrutares sinais credíveis
De compreensão, para a tua tenra idade.
Perante a minha admiração passou-me
O tempo, quase ao lado, do seu progresso,
Que acompanhei, um pouco distraído…
Eis a minha herança num menino amado
Que se traduz no meu exacto indulto
De uma vida de circunvalações incríveis
Acompanhadas de considerável velocidade:
O teu aparecimento transformou-me
Num marco de felicidade sentido,
Quando se pensa que a vida está do avesso;
Cada dia que passa, numa palavra ou frase,
Proporcionas-me a alegria da tua companhia,
A paciência que o amor consegue possuir
E o regresso à minha longínqua infância!
São os meus passos que obedecem ao apelo,
Para te acompanhar, fazendo-me sorrir.
«Chega Avô!» Define a fronteira desta fase,
Num desafio à natureza que envelhece;
Descobres com astúcia, tudo o que é novo
E a teu modo, experimentas errando
Para saberes exactamente como acontece,
Mesmo que, por vezes, acabes chorando,
Como poderás pôr em pé, um simples ovo!
Pois passaram dois anos da tua existência
E eis-te um homenzinho irrequieto e curioso,
Que consegues conquistar quem te rodeia,
Algo inapto que me agrada e me faz orgulhoso;
Entre nós só a diferença etária nos medeia…

 

Joantago

Sem comentários:

Enviar um comentário